Levante com o Sol para orar. Ore sozinho, ore com freqüência. O Grande Espírito sempre o escutará, basta que ao menos fale. Seja tolerante com aqueles que estão perdidos em seus caminhos. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e avareza originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem também o caminho do Grande Espírito. Procure conhecer-se; por si próprio. Não permita que outros façam seu caminho por você. Esta é sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.
Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os do melhor alimento, da melhor cama e trate-os com respeito e honra. Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não foi ganho nem foi dado, simplesmente não é seu. Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais.
Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem os ridicularize. Não aja rudemente, nem os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo sempre volta multiplicada. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem, e devem, ser perdoados.
Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrena. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam.
Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada aos outros nunca faz bem. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo. Mantenha-se equilibrado. Seu mental, seu espiritual, seu emocional, e seu físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis.
Tome decisões conscientes de como você é e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, sem permissão ou sem a relação de intimidade necessária para tanto.
Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros. Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros. Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.
fonte: http://akhen777.wordpress.com/2007/11/24/os-20-principios-para-se-viver-bem-dos-sioux/
Nenhum comentário:
Postar um comentário