qualquer coisa grite meu nome:

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Yoko In Pieces.

Tumblr_l4pau5jlwz1qbtg28o1_400_large

Um pensamento que tem rondado minha cabeça tem um tempo já, é aquele negócio dos fãs dos Beatles com a Yoko Ono. Não sei se é porque eu já gostava da Yoko antes de gostar dos Beatles, mas eu acho isso TÃO ridículo! O pessoal fala que ela virou a cabeça do John Lennon, que ela envenenou o grupo, blá blá blá, gente, até onde eu sei, o John não era do tipo que se deixava levar por ninguém não, tudo que ele fez, fez por querer. Então assumam que quem acabou com os Beatles não foi a Yoko, mas eles mesmos. Se vocês são fãs, vão lidar com isso numa boa, não ?! São fãs ou são hipócritas ? Pois é /oi, desabafei mesmo qualé ?!

Mas nem era exatamente isso que eu queria dizer, me perdi na exaltação da defesa (talvez eu devesse ter feito mesmo ter feito direito rs). É que esses dias eu comecei uma pesquisa a respeito do Joseph Beuys (e vocês se perguntam o que ele tem a ver com a Yoko né ? Calma galera), e eu fiquei pensando que ok, talvez as coisas que a Yoko fazia não fossem tão fáceis de compreender quanto as do Beuys (que nem eram fáceis, pra vocês verem), MAS PORQUE DIABOS todo mundo só fala dela como a mulher louca do Lennon ? Ninguém lembra da coragem que ela tinha de se expor na década de 60? Quer dizer, hoje em dia todo mundo fala da Lady Gaga, de como ela é uma diva (wtf) porque anda sem calças e usa roupas de bife. Duas palavras pra vocês: CUT PIECES.

Porque eu ainda acho que entregar uma tesoura DAQUELE tamanho na mão de completos desconhecidos e ficar à total mercê do que eles planejam é muito mais corajoso do que derramar sangue falso na cara durante o VMA. Aí vocês me dizem: "mas ela é uma japonesa amarela, feia de dar dó" e eu digo "foda-se, o John era um gataço hein" /ironia O que vocês não compreendem é que nada do que acontecia entre eles é do mérito do público, exceto talvez o movimento pela paz, e se você é pacifista, meu deus, pare de falar mal da yoko, que coisa estúpida !

E quanto às críticas que eu já ouvi em relação ao "gritos de japonesa xoxa" ou "àquelas coisas estranhas que ela fazia com os objetos e eu não entendo nada", é aqui que entra o Beuys e o movimento da arte performática. Os caras eram absolutamente foda, porque entre outras coisas, promoviam a reflexão a respeito do conceito de arte. O que é arte ? Quem faz arte ? Quem sofre a arte ? etc etc etc Se você não entende, não é nenhum problema, só tente conhecer antes de criticar, porque críticas cegas são sempre negligentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário